Ẹgrium Tạdrel


VVVV




Se comprar não é possuir, piratear não é roubar

GETA:ISGN (2025-07-14)

Agora passando pelo blog do Lucas MAC, me deparo com a frase provocativa atribuída a Cory Doctorow: "Se comprar não é possuir, piratear não é roubar". Sintetiza muito bem a frustração de um mundo onde há controles de acesso a cada esquina digital, em cada arquivo, em cada postagem. Hoje pagamos sem ter garantia de nada. O exemplo dado pelo Lucas, o jogo comprado que some da biblioteca sem explicações, não é novidade nem algo restrito à indústria de jogos. Temos como outro exemplo o sumiço de livros do Kindle de uma hora para outra, porque a Amazon não conseguiu se entender com os detentores dos direitos autorais (que não são os autores, fique claro).

Sempre que escrevo me preocupo em colocar o aviso de que não quero DRM por aqui. Não acho que seria suficiente contra o poder das Big Tech, mas é importante levar adiante a indignação com um sistema de controle de propriedade intelectual que se configura de forma a controlar o conhecimento humano e a maneira como este se desenvolve e se propaga.

Postagem do blog do Lucas, recomendo a leitura: https://olucasmac.com/blog/2025/07/se-comprar-n%C3%A3o-%C3%A9-possuir-piratear-n%C3%A3o-%C3%A9-roubar--e-por-que-o-capitalismo-digital-est%C3%A1-nos-assaltando/

A Editora Vêneta havia publicado um post de blog sobre o sumiço de livros da plataforma da Amazon, mas agora o link já está quebrado, a postagem foi movida ou removida.


Não é possível comentar as postagens aqui, mas elas podem ser comentadas enviando um e-mail.

Obrigado por ler! A saída é pela esquerda.

Topo